terça-feira, 8 de abril de 2014

Parque Estadual de Vila Velha

Localizado em Ponta Grossa, à 80 Km de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é um dos principais pontos turísticos do Paraná. É administrado pelo IAP e é tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado desde 1966.
Há muitas lendas locais de como o parque chegou a aquele estado surpreendente, mas geologicamente falando, acredita-se que sua formação passou a ocorrer à 300 milhões de anos, antes mesmo da separação dos continentes, quando toda aquela área era parte do oceano. Naquele tempo o planeta passou por glaciações e quando o gelo derreteu, um volume muito grande de sedimentos de rocha foram agrupados, após isso, pela ação de rios e da chuva formaram-se os arenitos.
O processo de erosão que vem acontecendo nos últimos dois milhões de anos, são causados pel sol, chuva, ventos e atividade orgânica 
 Além das esculturas rochosas, o parque oferece ainda  as Furnas, que tratam-se de crateras com vegetação exuberante e água em seu interior e a Lagoa Dourada, nomeada assim devido ao efeito dourado ao pôr do sol.





Nenhum comentário:

Postar um comentário